Translate

sábado, 3 de novembro de 2018

Como construir um galpão de madeira


A construção de um galpão de madeira é simples e rápida. Um galpão é uma obra muito útil que serve para várias coisas como, por exemplo, abrigar um carro, fazer uma oficina, fazer um quarto para guardar material ou mercadorias, ou té mesmo para construir uma residência simples e barata.
O primeiro passo é fazer uma planta de localização do galpão e de como ele será construído. Feito isto devemos começar a comprar o material que será entregue no terreno. Arme uma barraca no fundo do lote para guardar o material miúdo, como pregos, martelo, furadeira, parafusos, enxadas, escavadeira, tintas, pincéis, sacos de cimento, etc. Se tiver uma barraca maior use ela para dormir na obra. Dormir na obra ajuda você a tomar conta do seu material. Se tiver um cachorro pequeno melhor ainda, pois ele vai dar o alarme quando chegar alguma pessoa.

Compre as telhas de tamanho grande no tamanho de 2,44 por 1,10 metros. Compre também as estacas de eucalipto tratado numa madeireira de sua confiança, juntamente com os caibros de eucalipto tratado. É melhor comprar as madeiras um pouco maior, para ser cortado depois com a serra elétrica. Compre as vigas (de madeira mista serrada) onde vão ser pregadas os caibros de eucalipto. Pinte a parte de cima das telhas com uma tinta branca para refletir a luz do Sol. Em seguida, comece a escavar os buracos no chão onde as estacas de eucalipto serão chumbadas com concreto. A profundidade varia, mas pode ser de 1,30 metros ou 1,40 metros, por exemplo. Nesta fase da obra você tem que medir direitinho onde vão ficar os buracos, de acordo com a planta que você fez anteriormente.

Contrate um ajudante de pedreiro para fazer estas medidas e os buracos no chão, isto vai evitar de você se cansar muito e fazer bolhas nas mãos. Não esqueça de comprar umas luvas de pano, ou raspa de couro. O ajudante também vai fazer a massa de cimento, com areia e brita, que já devem ter sido entregues no seu canteiro de obra.
A próxima etapa é a colocação das estacas de eucalipto tratado nos buracos que foram feitos. Você deve comprar estacas de espessura grande, tipo 18 por 20, se quiser ampliar depois o seu galpão e fazer a segunda água, ou segunda parte. Se for ficar com apenas uma água, como no caso de uma garagem simples, recomendo comprar, no mínimo, estacas de 16 por 18.

Muito cuidado nesta etapa da obra com os acidentes que podem acontecer. Lembre-se de colocar uma tábua na lateral do buraco para servir de guia e apoio para a estaca que vai ser colocada. Umas três pessoas é suficiente para erguer o mourão de eucalipto. Dependendo do tamanho, mais pessoas podem ser utilizadas. Posicione a estaca na entrada do buraco e comece a erguê-la, com a ajuda das pessoas que estiverem no local. Cuidado para não deixar a estaca cair em cima das coisas e pessoas.
Feito isto, comece a alinhar os mourões com um fio de prumo e com uma linha de pesca. Coloque varas de fixação nas laterais para servir de apoio das estacas.
Enquanto isso, o ajudante de pedreiro já pode começar a fazer a massa de concreto. Você tem que ter um tonel de água cheio no seu terreno, porque a massa precisa de muita água. Se quiser pregar uns pregos na base das estacas, para ajudar na fixação também é bom. Antes de enterrar as estacas é muito importante passar um produto na base, como um piche especial, para proteger mais a madeira!

Comece a chumbar as estacas de eucalipto (mourões) com o concreto e tome cuidado para não sair do alinhamento feito. Estas estacas deverão ficar uns dois dias secando o concreto, para depois serem trabalhadas e cortadas na altura correta.
Vejam na imagem ao lado como ficou o posicionamento das estacas de eucalipto. 
Aproveite o dia de sobra para nivelar o seu terreno sob o galpão, e fazer uma limpeza no canteiro de obra. Aproveite também para puxar um fio de energia de alguma casa nas proximidades. Você vai precisar de energia para ligar a moto serra elétrica e algum outro equipamento. Mande o seu ajudante de pedreiro ir pintando a parte de cima das telhas, com a tinta branca que você já deve ter comprado. Uma lata de tinta deverá dar para todas as telhas. Nesta etapa da obra você vai precisar contratar um marceneiro (ou carpinteiro), se acaso não tiver experiência e nem equipamento para fazer os cortes nas estacas.

Antes de fazer os cortes nas madeiras, faça um nivelamento e marque a altura de 1,50 metros em todas as estacas de eucalipto. Será à partir deste nivelamento, feito com uma mangueira de água, que vamos medir a altura que vão ficar as estacas. As estacas mais altas ficam a uma altura aproximada de 3,25 metros, ou 3,30 metros. A caída lateral de água deverá ter um desnível aproximado de uns 30 centímetros. Assim, as estacas menores deverão ser cortadas com a altura de uns 2,90, ou 2,95 metros. Nesta etapa, você vai precisar de uma escada, alguns cavaletes de madeira e de algumas tábuas.

Faça o corte, com o formato de um "L", na extremidade de cada estaca, levando em consideração a caída que vão ter as vigas de madeira que serão aparafusadas nas estacas. Coloque as vigas de madeira nas estacas. Estas vigas devem ser, de preferencia, de madeira mista serrada. Faça os furos com a furadeira grande e coloque os parafusos de metal. Em seguida coloque os caibros de eucalipto tratado, que vão suportar as telhas, faça as devidas emendas, e aparafuse os caibros nas vigas de madeira. Eles podem ser pregados também, mas, para evitar rachaduras no eucalipto, é melhor você fazer os furos nos caibros, com a furadeira, e depois colocar os parafusos mais adequados.

Os caibros podem ser emendados também, e a emenda deverá ficar em cima de alguma viga, para dar mais segurança. Quando o comprimento do galpão é grande, aconselhamos você a comprar os caibros na medida certa, para fazer as emendas.
Depois desta etapa vai ser preciso colocar alguns cavaletes e algumas tábuas, para alcançar a altura desejada para levantar as telhas. Uma escada comprida, de madeira ou de alumínio, ajuda muito! As telhas já devem ter sido pintadas de branco, na parte superior, para refletir o calor do Sol.  

Coloque agora os telhões e aparafuse com os parafusos adequados e específicos para este tipo de telha. No caso deste galpão, das imagens, foram usadas duas fileiras de telhas, perfazendo um total de 20 telhas.
Os parafusos de metal proporcionam muita segurança para a construção. Esta junção da viga com a estaca de eucalipto também poderá ter a forma de "U", mas optamos pelo corte na forma de "L" porque usa somente metade do diâmetro da parte superior da estaca.
Veja na imagem acima o detalhe de uma junção da viga de madeira mista com a estaca de eucalipto, usando um parafuso de metal. Na imagem do lado vemos como ficou o galpão, de uma água, depois de pronto. Este galpão pode ser ampliado para duas águas facilmente, basta fazer as emendas necessárias nas vigas de madeira. Embaixo deste galpão poderá ser construído, nos fundos, um quarto de alvenaria e um banheiro, para servir como uma residência temporária, ou para guardar algum material. Este galpão poderá também ser o início de uma oficina ou até mesmo o início de um sacolão de verduras e de frutas orgânicas!
Esperamos que tenham gostado deste artigo. Se quiserem receber de graça, pelo seu e-mail, os livros da nossa Comunidade Solaris, que falam da nossa ecoreligião e mostram como montar uma comunidade alternativa, escrevam para: comunidadesolaris@gmail.com e façam a solicitação. Fiquem na paz!



2 comentários:

  1. Muito bem explicado! Obrigado.
    Qual o distanciamento recomendado entre as estacas de eucalipto?

    ResponderExcluir
  2. muito boa explicação. mina dúvida é sobre espaçamento entre colunas

    ResponderExcluir