Translate

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aumento do nível da água do mar

Nos últimos 18.000 anos o nível do mar já subiu cerca de 130 metros, desde o auge da última idade do gelo. O aquecimento global, e o aumento da erosão nos rios que desaguam no mar, são os principais fatores deste aumento do nível do mar.
Uma das principais causas do aquecimento global é o crescimento da industrialização, que já vem ocorrendo desde o início da Revolução Industrial. Mas, o desmatamento também é uma das principais causas, colocando o Brasil no quarto lugar dos países que mais emitem gases de efeito estufa, atrás da China, Índia e Rússia. Na foto ascima vemos os efeitos da erosão da água do mar na Praia do Norte, no litoral norte de Ilhéus, na Bahia.
O nível do mar vai subir cerca de 1 metro até o final deste século, afetando 10% da população mundial que vive nas áreas costeiras mais vulneráveis. Cerca de 635 milhões de pessoas e países inteiros, como as Ilhas Maldivas e Bangladesh, poderão ficar completamente submersos!
No Brasil cerca de 25% da população poderá ser afetada pela elevação do nível dos mares, principalmente na faixa do litoral que vai desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.
Este problema vai afetar a natureza também, principalmente a região dos mangues e das lagoas litorâneas, que serão invadidos pela água do mar, causando redução das áreas de mangue, aumento na quantidade de sedimentos nos portos, mortandade de peixes e da vegetação das lagunas, e diminuição nos estoques de peixes e crustáceos.
Na foto ascima, à direita, vemos o Professor Ton Caldas, participante da Comunidade Solaris, mostrando uma árvora derrubada pelo mar, na Praia da Ponta da Tulha, em Ilhéus, por causa da elevação do nível das águas marinhas.
Quanto mais quente o clima da Terra for ficando, maior será o derretimento do gelo, das calotas polares e a expansão da água do mar. Antecipando-se aos problemas, alguns arquitetos já estão projetando cidades marinhas flutuantes, como é o caso do arquiteto belga Vincent Callebaut, que projetou vilas flutuantes capazes de abrigar até 50 mil pessoas. Nestas vilas flutuantes a energia poderá ser captada por painéis solares, turbinas eólicas e usinas movidas pelo movimento das ondas. Ton Caldas.
Abaixo segue um link para visualizar as fotos da Comunidade Solaris, tiradas em novembro de 2011:
Link para as fotos da Comunidade Solaris de Ilhéus, na Bahia

2 comentários:

  1. Bom dia.

    desejo paz a comunidade solaris

    Um salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, pois ela sempre fala ao nosso ser.

    SALMO 17
    1 OUVE, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.
    2 Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.
    3 Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.
    4 Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.
    5 Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.
    6 Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.
    7 Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.
    8 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,
    9 Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.
    10 Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.
    11 Andam-no agora espiando os nossos passos; e fixam os seus olhos em nós para nos derribarem por terra;
    12 Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.
    13 Levanta-te, SENHOR, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, com a tua espada;
    14 Dos homens com a tua mão, SENHOR, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto; estão fartos de filhos e dão os seus sobejos às suas crianças.
    15 Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho, e a Verdade, e a Vida.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não seguirmos a religião cristã, temos muito respeito por esta e todas as outras religiões que defendem a natureza e contribuem de alguma forma para a preservação ecológica do nosso planeta! Também gostamos muito dos sábios conselhos que estão escritos na Bíblia. Obrigado por nos escrever e leia também o nosso livro religioso "As Energias Benéficas do Universo", que contém a nossa doutrina religiosa. Que as Energias do Bem te acompanhem e te protejam! Comunidade Solaris.

    ResponderExcluir