Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Casa octogonal é uma boa solução para moradia

  Casas Octogonais:

 Uma casa octogonal é um desafio arquitetônico que requer um pouco mais da imaginação humana, principalmente na divisão do espaço interno! Mas, na verdade, sua construção é relativamente simples e não tem muitas complicações.
Tudo começa com o traçado de um grande círculo no terreno da edificação, com o diâmetro ou o raio que o construtor achar mais conveniente. Depois, basta dividir o círculo em quatro partes iguais, que também serão igualmente divididas, dando origem aos oito pontos do círculo onde serão feitas as oito colunas do alicerce e das paredes da residência! Para entender melhor, vejam a figura abaixo de um quiosque simples na forma de um octógono:
Assim, basta cavar os oito buracos e fazer a estrutura do alicerce onde vai ser feita a casa. Depois é só levantar as colunas, as paredes, colocar as portas e janelas, bolar as divisões internas, fazer as paredes internas e depois cobrir. Algumas casas octogonais são bem sofisticadas, como esta que aparece na figura abaixo:

Como podemos ver, o construtor desta casa octogonal optou por fazer três andares e duas varandas ao redor da casa, nos dois primeiros andares. Mas, uma casa octogonal não precisa ser assim tão sofisticada, pois, na verdade, ela é uma solução bem rápida e econômica para construções simples, como podemos perceber na figura abaixo:


A casa octogonal sempre é lembrada na hora de se fazer uma edificação mais ampla, usando pouco material e aproveitando bem o espaço interno. Ela permite a extensão do telhado para se fazer varandas ao redor da casa. Muitas comunidades alternativas usam a casa octogonal como solução construtiva para abrigar os seus participantes ou para guardar materiais e objetos. O telhado de uma casa octogonal pode ser feito de uma maneira bem simples, usando até a piaçava, conforme podemos ver na figura abaixo:


Uma casa octogonal pode ser construída tanto de maneira simples, como também de maneira mais sofisticada, com dois ou três andares e uma grande varanda circundando a residência. Mas, uma casa octogonal térrea simples também pode ser sofisticada e confortável, conforme podemos ver no exemplo abaixo:


Esperamos que tenham gostado deste nosso artigo. Qualquer dúvida nos escrevam para: comunidadesolaris@gmail.com
E que as Energias Benéficas do Universo os acompanhem e os protejam!
Comunidade Solaris de Ilhéus, na Bahia.

domingo, 8 de junho de 2014

Uma cidade sustentável no meio do mar


 
By: admin | March - 2 - 2012

“O futuro da humanidade está no mar”. Esta frase parece se tornar cada vez mais verdadeira quando analisamos as atuais condições adversas do planeta Terra e dos planetas vizinhos mais próximos. Recentemente, os cientistas descobriram mais dois planetas orbitando a zona habitável da estrela Kapteyn e, um deles, o Kepteyn b, parece conter água no estado líquido, o que favorece o aparecimento da vida.
O problema é que este planeta, um dos mais próximos com condições de suportar vida, está a uma distância de 13 anos-luz da Terra. Sabemos que a velocidade da luz é de quase 300 mil quilômetros por segundo e que ainda não temos uma tecnologia para fazer uma nave espacial chegar perto desta incrível velocidade. Mas, se pudéssemos fazer uma nave chegar à velocidade de um quinto desta velocidade, ou seja, cerca de 60 mil quilômetros por segundo, iríamos demorar cerca de 65 anos para chegar no planeta Kapteyn b!
Projeto de nave espacial movida a anti-matéria
Estas naves espaciais rapidíssimas não poderão ser construídas tão cedo, e esta é mais uma razão para cuidarmos bem do nosso planeta, não destruirmos o nosso meio ambiente e protegermos as espécies que estão correndo perigo de extinção, como por exemplo, as abelhas! O espaço em nosso planeta está se tornando escasso até nas ilhas. Vários projetos de arquitetura têm sido desenvolvidos, no mundo todo, visando garantir uma maior sustentabilidade e maiores chances de sobrevivência para a nossa humanidade.

O Projeto Noah's Ark is a self-sustainable city on the water that can support all living species, from humans to animals and fish to plants and trees, that have been evicted from land by natural disasters, warfare, whatever disasters the end days may bring.Arca de Noé é uma cidade autossustentável na água e que pode suportar todas as espécies vivas, desde humanos até animais, peixes, plantas e árvores que foram expulsos da terra por desastres naturais, guerras, ou seja, qualquer tipo de desastre que possa colocar em ameaça estas espécies. Este projeto foi premiado na Skyscraper Competition, de 2012, foi executado pelos arquitetos Aleksandar Joksimovic e Jelena Nikolic, da Sérvia, e foi chamado de NOAH`S ARK:
In addition to providing protection from these disasters, the Ark concept also addresses overcrowding on land: 72% of the earth's surface is already covered by water, so extension of the urban city grid onto water is both logical and useful, as solar, wind and wave energies are easily captured at sea, and it is these natural energy sources that will power the development. Além de oferecer proteção contra estes desastres, o conceito da Arca de Noé também aborda o problema da superlotação já existente na Terra. Sabemos que 72% da superfície da Terra já está coberta por água, por isso, a extensão da rede urbana da cidade sobre a água é uma solução lógica e útil. Fontes alternativas de energia, como solar, eólica e energia das marés podem ser facilmente obtidas no mar, e são essas fontes de energia naturais que impulsionam o desenvolvimento deste projeto:
 
Detalhes do projeto Arca de Noé, dos arquitetos sérvios Joksimovic e Nikolic.
 It is designed as part of a network consisting of other Arks, which connect with floating underwater tunnels and the main land.
O estudo é projetado como parte de uma rede composta por outras Arcas, que se conectam com túneis flutuantes subaquáticos, inclusive com um túnel principal ligado à terra. As the settlements grow, the Arks can attach to each other, creating one big artificial mainland from a series of artificial islands. Como estes assentamentos tendem a crescer, a Arcas podem ser anexadas umas às outras, criando um grande arquipélago artificial à partir de uma série de ilhas artificiais.
A large number of flexible cables connect the island to the ocean's bottom, providing stability, and an external wall as tall as 64 meters protects the island from hard sea winds and tsunamis. Um grande número de cabos flexíveis podem ligar a ilha com o fundo do Oceano, proporcionando estabilidade. Uma parede externa bem alta, com 64 metros, protege a ilha dos ventos marítimos rígidos e das tsunamis. When emergencies of grave severity arise, residents can retreat to bubbles inside the depths of the islands for protection. Estas paredes também são equipadas com dispositivos de captação da água da chuva para aproveitamento agrícola e diversos usos. Quando surgem emergências graves, os moradores podem se retirar para bolhas de proteção, instaladas no interior das ilhas.
Underneath the island, great turbines attached to the bottom convert ocean currents to energy, and artificial coral coats the surfaces, encouraging the development of new ecosystems. Grandes turbinas, acopladas na parte inferior das ilhas, podem converter correntes oceânicas em energia, e paredes artificiais de corais nas superfícies, incentivam o desenvolvimento de novos ecossistemas:


Detalhes tecnicos do projeto vendo-se no meio, entre uma ilha e outra, as bolhas de proteção humana.

As a settlement, the Ark has everything residents need for comfort: residences, offices, recreation areas, parks and forests, and beaches. Como solução, a Arca tem tudo que os moradores precisam para o seu conforto: residências, escritórios, áreas de lazer, parques, florestas, pomares e praias. There is also a reserve for animals. Existe também uma parte no projeto para os animais, plantas e peixes.
Comunidade Solaris de Ilhéus, na Bahia.