Translate

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Rainbow Gatherings ou Encontros das Tibros do Arco-Íris:


 
 O Raimbow Gathering é um encontro anual realizado nos EUA por tribos alternativas diferentes e por participantes de comunidades alternativas diversas. O encontro é uma tentativa de reviver antigos valores da contracultura, criados na década de 60 nos EUA. Devido à universalidade destes valores, tais como o pacifismo de Gandhi, a preservação ecológica e a luta contra o consumismo, estes encontros tem se mantido vivos desde 1972, quando foi realizado o primeiro encontro no estado americano do Colorado, durante quatro dias. A partir daí os encontros tem se realizado todos os anos, ao ar livre, nas florestas e parques nacionais dos EUA, e passaram a ser realizados também em outros países, quando ganharam status de encontros anuais!
Os Encontros do Arco-Íris procuram manter um certo padrão de organização, muito embora eles se realizem de maneira parcialmente desorganizada! Os encontros procuram cultuar os ideais de paz, amor, liberdade, harmonia, vida comunitária, e uma visão contrária à sociedade de consumo tradicional e contrária à destruição ambiental.
Na verdade estes encontros, que também são chamados de Encontros da Família do Arco-Íris, representam uma visão utópica e nostálgica da cultura hippie e da contracultura dos anos 60.
 Os participantes são antigos hippies, góticos e punks que procuram seguir um estilo de vida alternativo, com a valorização da simplicidade, da auto-suficiência e do desapego aos bens materiais. Eles procuram reduzir o uso do dinheiro, incentivam as trocas, o trabalho voluntário e praticam a gestão dos recursos ambientais de maneira consciente!
Nos encontros são proibidos o uso do álcool e das armas de fogo. Também são desencorajados o uso de rádios, toca-fitas, amplificadores de som e ferramentas elétricas que causem poluição sonora. A alimentação geralmente é vegetariana. Alguns dos participantes, chamados de “Guardiões da Paz”, são encarregados de zelar pela paz, resolver alguns conflitos e colaborar com os guardas-florestais.
Existe sempre um Centro de Medicina Alternativa que reúne alguns dos curandeiros que prestam os primeiros socorros nos casos de acidentes.
O encontro é realizado em três etapas: o Acampamento Semente, onde são construídas e preparadas as estruturas do encontro, podendo durar de uma a várias semanas; o encontro em si, tendo a duração de quatro luas (aproximadamente um mês); e o Acampamento Limpeza, onde o trabalho de limpeza e recuperação do local onde foi realizado o encontro é realizado, para amenizar possíveis impactos ambientais e restabelecer a ordem natural, ao mesmo tempo que todas as estruturas construídas são desmontadas, com duração semelhante ao Acampamento Semente.
No Rainbow são utilizadas diversas técnicas de Permacultura, que é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Assim, são utilizados sistemas de captação da água das chuvas, compostagem da matéria orgânica acumulada na cozinha e, principalmente, no uso do sanitário seco, possibilitando que, ao invés dos dejetos humanos irem para a água, eles sejam incorporados à compostagem, virando húmus e voltando para a terra sem causar qualquer tipo de impacto ambiental.
O Rainbow Mundial é realizado em diversos outros países do mundo, durante todo o ano, nas mais diversas circunstâncias, sendo realizado de preferência em áreas remotas e em terras públicas.
As atividades comuns em um encontro são as que podemos acompanhar em uma comunidade: pessoas cozinhando, cuidando das crianças, fazendo trilhas, tocando musica, visitando amigos, dançando, lavando pratos e realizando atividades físicas. Logo, durante os encontros ocorrem muitas atividades educacionais e/ou recreativas.
Qualquer participante com habilidade e desejo pode focalizar (organizar/orientar de forma livre) quaisquer atividades, como uma caminhada, uma aula de yoga, participar de um show de talentos ou de um grupo de percussão. Os encontros são gratuitos, não comerciais e abertos a todos. As pessoas de todas as idades, sexo e religião podem participar. Não existem líderes estabelecidos ou condições baseadas em crenças. A ideia principal é o respeito mútuo e pacífico. Nos encontros as pessoas geralmente chegam com uma postura de princípios de cooperação, tolerância e não violência.
Existe uma grande empatia e consenso em minimizar o impacto sob a terra onde o encontro acontece. Todos reconhecem a importância de trabalhar em comunhão com os Serviços Florestais para que as terras sejam utilizadas em acordo mútuo com as seguintes especificidades: saúde, segurança e proteção ambiental.
Conforme o encontro vai finalizando e as pessoas saindo, todas as estruturas (barracas, lonas, cordas, barro, pedras) são desmanchadas e levadas embora. Fogueiras e latrinas são preenchidas e todas as áreas naturalizadas. Todo o lixo é retirado. A reabilitação da área é realizada inteiramente por uma equipe de limpeza. Normalmente essa tarefa é concluída entre 2 a 4 semanas após o término do encontro. Existe o costume de se guardar todas as sementes dos alimentos utilizados no encontro para ao final serem plantadas nas localidades mais próximas ao evento. Os encontros têm tido uma excelente e bem documentada reabilitação da área utilizada.
A realização de um bom Rainbow Mundial torna a região conhecida internacionalmente, porque ele costuma reunir pessoas de mais de 48 nacionalidades diferentes. Além disso, novos conhecimentos e recursos podem chegar a partir da troca de experiências realizadas durante o encontro e de novos projetos que podem ser implementados por pessoas que se interessaram pela região.
 Os encontros enfatizam a temática da conservação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável e orgânica. Também pode ser realizada uma grande conscientização com as comunidades locais em relação à preservação da mata nativa, uso sustentável da floresta, incentivo à agricultura familiar e incentivo à produção de alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos e adubos químicos. Muitos encontros já foram realizados na Europa, Austrália, Nova Zelândia, Israel, Turquia, Tailândia, China, e no Brasil. Em 2011 tivemos um Encontro Mundial da Família Rainbow na Argentina.
No Brasil, o Encontro Mundial da Tribo do Arco-Íris de 2012 foi realizado a partir do dia 23 de janeiro, na bio-região da Serra do Caparaó, perto da Vila do Patrimônio da Penha, próximo da cidade de Guaçuí. Mas não houve a necessária divulgação nem o apoio da mídia para que este encontro tivesse alguma repercussão e se transformasse num razoável acontecimento internacional.
Abaixo segue um link para um vídeo feito no Espírito Santo, no Caparaó, na Vila do Patrimônio da Penha, em 2012, onde podemos ver alguns dos participantes daquele encontro:
 
Abaixo estou anexando mais alguns links interessantes sobre alguns dos Encontros  das Famílias do Arco-Íris, ou Rainbow Gatherings:
 
 
 
 
No Brasil o Rainbow Gathering sofre a concorrência do Universo Paralello, um grande show musical ao ar livre, realizado de 2 em 2 anos na Praia de Pratagi, em Ituberá, na Bahia. Neste local tribos de várias regiões do país se reúnem para um bonito encontro psicodélico de sonoridade e confraternização! No Universo Paralello não existe tanta preocupação com a paz, o uso de bebidas alcoólicas e a poluição sonora! O próximo encontro do Universo Paralello será no Reveillon de 2013, na passagem de 2013 para 2014. Maiores informações podem ser obtidas pelo site do UP que é:  http://www.universoparalello.org
Abaixo vemos um link para um vídeo que mostra algumas cenas de um encontro do Universo Paralello que acontece na Bahia:
 
Espero que tenham gostado desta matéria! Ton Caldas, da Comunidade Solaris de Ilhéus, na Bahia.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Aumento do nível das águas do mar no mundo todo:

O problema do crescimento do nível das águas do mar tem preocupado muito as prefeituras e os moradores do litoral do Brasil. Mas isto está acontecendo em todo o mundo também. As águas do mar estão subindo muito rapidamente, por causa do desmatamento efetuado nas margens dos rios e por causa da acumulação de vários gases poluentes, como o dióxido de carbono, na atmosfera do nosso planeta, contribuindo assim para aumentar o efeito estufa.

Com o derretimento das neves e do gelo as águas escorrem para os oceanos. Com a erosão nas margens dos rios, os sedimentos também são levados para os oceanos. O problema tende a se agravar com a aprovação, pelos deputados do Congresso Nacional Brasileiro, da lei que permite o aumento do desmatamento nas margens dos rios do Brasil!
Neste link abaixo podemos ver um vídeo, gravado na Praia do Pé da Serra Grande, pelo Professor Ton Caldas, da Comunidade Solaris, onde ele explica este problema de uma maneira bem simples:
Professor Ton Caldas explicando as causas do aumento do nível das águas do mar

Outro detalhe importante, não comentado no vídeo, é que a temperatura geral do nosso planeta tem aumentado, fazendo com que as águas do mar esquentem um pouco mais. Isto causa uma expanção das moléculas da água do mar fazendo com que elas ocupem um espaço um pouco maior, ocasionando assim um aumento no nível das águas marinhas.
Este problema do aumento da temperatura geral da Terra é ocasionado tanto pelo aquecimento maior da estrela Sol, em torno da qual orbitamos, quanto pelas ações humanas de poluição, desmatamento e excesso de produção dos artigos de consumo, como o automóvel por exemplo.  O problema persistirá enquanto houver pessoas achando que o lucro e o pensamento egoísta de predomínio socioeconômico de uma minoria de privilegiados sobre a imensa população terrestre é mais importante do que evitar a destruição iminente da natureza deste planeta.
Sim, porque os efeitos desta destruição são acumulativos, crescem cada vez mais e já estão desencadeando um "efeito cascata" fácil de ser percebido pelas mentes das pessoas mais lúcidas e conscientes.

Precisamos reinventar a economia, modificar a forma como vivemos e nos relacionamos com o Planeta Terra, e adotarmos uma forma mais harmoniosa de consumo e convivência social.
Por isso, a Comunidade Solaris entende que a forma de vida dentro de ecovilas e comunidades alternativas é a maneira mais harmoniosa de resolvermos estes problemas. Esta foi a razão pela qual decidimos criar uma ideologia comunitária e uma nova religião, para serem difundidas no meio das pessoas que se preocupam com a salvação deste lindo planeta!